terça-feira, 26 de outubro de 2010

“Apreciação cultural começa cedo, desde bebezinhos”



Temas: Dia do Professor,  manifestações artísticas para crianças e o Teatro na Granja Viana.

Apreciação cultural começa cedo, desde bebezinhos” é o que afirma a Assessora da Secretaria Municipal da Educação, Paula Zurawski.

Neste Programa Minha Escola, a assessora e atriz Paula, conversa com a gente sobre teatro e manifestações artísticas para crianças, após uma belíssima apresentação do Furunfunfun na APAE de São Paulo.

E na sequência do programa, atendendo a pedidos, vamos novamente a Granja Viana mostrar os dotes artísticos das nossas orientadoras pedagógicas, e em reflexo a alegria e espontaneidade das nossas crianças do Fadelito.

Já para fechar, desta vez um pouco diferente, teremos a bela homenagem aos nossos educadores e profissionais que trabalham com educação, em comemoração ao Dia do Professor!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oficina de culinária



Temas: oficina de culinária e obesidade infantil.
Qual é a criança que não gosta de salgadinho, brigadeiro ou chocolate? 

Até mesmo nós adultos temos de nos policiar quanto á quantidade de guloseimas. E no programa Minha Escola deste sábado teremos uma aula de culinária com as crianças do Fadelito, na qual iremos aprender a fazer mais uma,    a “Chocolacha”.

Mas pensando também na saúde dos nossos anjinhos, teremos um bate papo com a nutricionista Rosana sobre alternativas de prevenção a obesidade infantil, que não visa o corte total de doces na dieta das crianças.

E para finalizar, participando do quadro Brincando com as Letras, as alunas Larissa e Luana escolhem duas frutas, para equilibrar o nosso dia gastronômico.

Superproteção



Tema: superproteção.
Você sabia que os pais brasileiros são os mais receosos quando se trata da liberdade dos pequeninos?

Uma pesquisa feita com quatro países (Argentina, França, Brasil e Reino Unido), revelou que os papais brasileiros são os mais superprotetores. E quem conversa conosco sobre este assunto é a Drª Quézia, Presidente da Associação Brasileira de Piscopedagogia.

Na sequência do Programa, vamos até a Unidade Granja Viana, mostrar para as mamães o teatro bacana das tias do Fadelito, e a alegria das crianças participando da história com a Bruxa, a Branca de Neve, a Rapunzel e o Palhaço.

E para fechar com chave de ouro, o nosso quadro Brincando com as Letras, com as alunas Maria Eduarda e Isabella.

Testes do pézinho, da orelinha e do olhinho



Temas: testes do pézinho, da orelinha e do olhinho e curso de primeiros socorros infantil

193 para situações de perigo,

193 para emergências quaisquer,

193 para pedir SOCORRO!

E também o 193 (Bombeiros) para prevenir as situações acima.

No Programa Minha Escola deste sábado vamos acompanhar como foi o 4º Curso de Primeiros Socorros aplicados aos funcionários do Fadelito, ministrado por dois bombeiros do 4º Grupamento.

Na sequência, o Drº Evandro traz pra gente a importância do teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho para recém nascidos, como forma de prevenção a doenças.

E ainda, participando do quadro Brincando com as Letras, as alunas Yasmin e Julia, da Unidade Vila Sônia do Fadelito, irão auxiliar a Luana a formar uma continuidade de palavras.

Medos



Temas: alergias e fobias
A primavera chegou, a estação mais bela do ano! E com ela vieram os pássaros, as flores e o pólen, além disto a instabilidade do ar e sensibilidade das crianças. 

Neste sábado a Drª Ana Paula conversa com a gente sobre as alergias com a chegada da primavera.

Na sequência do programa, a Drª Lilian nos tranqüiliza quanto aos medos e fobias, que segundo ela são necessários para o desenvolvimento dos nossos anjinhos.

E para completar vamos até a Unidade Bonfliglioli do Fadelito confeccionar flores para a primavera.

Fechando com chave de ouro, vamos à Unidade Vila Sônia do Fadelito brincar com as letras, e quem nos acompanha é a Maria Isabel.

Primavera

Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras;
e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão,
começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação.
Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares,
— e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra
maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás
roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra.
Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume.
E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Princípio de responsabilidade



Temas: consequencias do tempo seco para as crianças e o princípio da responsabilidade.
Desconforto e tontura são alguns sintomas atribuídos a baixa umidade do ar. Se nós adultos sofremos com estes problemas, imaginem os nossos anjinhos... E para falar sobre os cuidados que devemos ter com os pequeninos, o Drº Roberto Tozze explica pra gente como agir nesta situação.

E ainda no programa Minha Escola deste sábado, a psicóloga e psicopedagoga Drª Eva Strum conversa com a gente sobre o princípio de responsabilidade das crianças. E para completar a Tia Sabrina, do Fadelito, fala sobre o dever de casa como compromisso responsável.

Já quem irá participar do quadro Brincando com as Letras, será a aluna Gabriela, da unidade Vila Sônia do Fadelito.

AACD e ABD Brasil



Temas: inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e dislexia.
Nada melhor do que a semana da Pátria para ensinarmos às nossas crianças a história e os valores do Brasil. 

E neste sábado, no programa Minha Escola, as crianças do Fadelito farão a bandeira do Brasil aprendendo o significado de suas cores.



A ocasião também reflete o espírito de cidadania e solidariedade do brasileiro. Unindo isto com a filosofia de igualdade do Fadelito, conversamos com a Drª Aparecida da AACD e com a Drª Maria Ângela da Associação Brasileira de Dislexia sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e sobre dislexia.

E para fechar o Brincando com as Letras deste sábado será com a aluna Yasmin da Unidade Vila Sônia.

Oftalmologia e sexualidade



Temas: consulta ao oftalmologista e fases psicossexuais das crianças.
A consulta ao oftalmologista é importante desde o nascimento, podendo ser evitados diversos problemas de visão, é o que garante pra gente a oftalmologista Márcia Keiko no programa Minha Escola deste sábado.

Na sequência do programa o Dr. Alberto Reis, da Universidade de São Paulo, fala sobre as fases psicossexuais das crianças, enfatizando a importância de vivenciar o ciclo completo de cada uma delas.

E quem irá participar do quadro Brincando com as Letras, será a aluna Lívia da unidade Bonfiglioli do Fadelito.

♪ ... Escravos de Jó, jogavam caxangá...



Temas: jogos e o aprendizado da matemática e banho de sol para os bebês.

♪ ... Escravos de Jó, jogavam caxangá, tira bota, deixa o Zé Pereira ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá... ♫ 

As brincadeiras e os jogos inseridos no dia-a-dia dos pequeninos ajudam no desenvolvimento e na motricidade, é o que garante o Doutor Lino de Macedo neste sábado no programa Minha Escola.

Para as mamães dos bebezinhos do Fadelito, uma ótima conversa com a Pediatra Ana Maria Escobar sobre a importância do banho de sol.

E para completar, a todos que acompanham e fazem parte do nosso programa, o quadro Brincando com as Letras está de volta. Neste sábado, o pequeno Gabriel da unidade Bonfiglioli é quem irá participar.

Bom programa a todos!

Ao som da tecnologia e do equilíbrio



Temas: música no aprendizado, monitoramente da internet e excesso de sódio na alimentação das crianças.

O programa Minha Escola está de cara nova...
...pensando em qualidade para você! 

Neste sábado, a professora Teca Alencar de Brito fala sobre a importância da música para o desenvolvimento das crianças.

Vamos conversar também com a Drª Rúbia, especialista em Direito Digital, para entender um pouco mais sobre a internet, seus riscos e benefícios, para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

E você não pode perder nosso bate-papo com a nutricionista Andréia abordando um tema que é dúvida das mamães desde a primeira sopinha aos pratos mais elaborados: como controlar o sódio na dieta dos pequeninos?

Bom programa!

Dia dos Pais



Temas: Dia dos Pais e Lei das Palmadas.

As brincadeiras de ontem e as brincadeiras de hoje.

Ser pai é ser filho, amigo e companheiro, é ser presente. É acompanhar todos os passos do filho oferecendo além de carinho e amor, segurança, bem-estar, educação e lazer. Ser pai é carregar o filho no colo, é brincar, correr e pular. É interagir com o pequenino nas brincadeiras de ontem e nas brincadeiras de hoje.

E neste dia dos pais, tivemos a presença ilustre de papais guitarristas, dançarinos, pilotos de fórmula 1 e jogadores de basquete, mas tudo isto com o auxílio dos pequenos professores. E se não bastasse, logo após este show de celebridades nos games, foram exaltados talentos artísticos na confecção de maravilhosas pipas, também com auxílio dos companheiros mirins. O evento aconteceu neste sábado, dia 07 de agosto, no SP Diversões. 

Além deste evento maravilhoso, neste programa conversamos com a Drª Rose que é psicóloga e com o Promotor do Ministério Público, Lélio de Ciqueira sobre a Lei das Palmadas. Esta polêmica que ainda não está definida e ainda tem muito a ser debatida.