sábado, 31 de agosto de 2013

IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES DURANTE A INFÂNCIA E PRINCIPAIS ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDAS EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS


PROGRAMA  NÚMERO 188

Por que o sedentarismo nos tempos atuais é tão comum entre as crianças?

Ao contrário do que muitos pensam nem sempre a culpa é da genética. Filhos de pais obesos têm 10% de chance de serem obesos. O grande vilão é a "transferência cultural", pois filhos de pais que não fazem atividades físicas e se alimentam mal, tendem a assumir os mesmos hábitos familiares
 
Era da tecnologia favorece que crianças  passem horas do seu dia usando computadores e brincando com videogames. Não se pode descartar também a falta de segurança como outro fator que favorece o sedentarismo. Antes, crianças  praticavam atividades físicas na rua por meio de jogos e brincadeiras que foram praticamente extintos. 

O desenvolvimento  da criança é um processo continuo e dinâmico, exige movimento, muita afetividade, estimulo a inteligência e a socialização. As escolas tem papel fundamental nesse quesito.


No programa Minha Escola desse sábado dia 31/08/2013 você conhecerá as principais as atividades desenvolvidas em cada faixa etária infantil dentro das escolas FADELITO

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O NOVO PAPEL DOS PAIS DENTRO DAS FAMÍLIAS MODERNAS E OS PREJUÍZOS DO ESTRESSE INFANTIL


PROGRAMA MINHA ESCOLA NÚMERO 187


Hoje  qual é o papel do pai nas novas famílias e na nova relação entre os gêneros? Como fica o lugar de autoridade e controle , antes tradicional e inquestionável,  hoje em dia modificado diante dos novos espaços das mães que trabalham, e de filhos cada vez mais precoces e questionadores?   
Quando o bebê nasce, ele sai de um lugar seguro e protegido e começa a viver num mundo cheio de estímulos internos e externos, totalmente desconhecido para este novo ser. 
Neste momento o vínculo afetivo entre mãe/bebepai /bebê se torna importantíssimo. Quanto mais forte for esta união mais a criança se tornará segura para explorar e aprender, e assim mais fácil virá sua independência.
O Homem, por muitos anos na história, foi valorizado por sua força e dureza nas competições. Era estimulado desde pequenos a bloquearem seus sentimentos, característico das mulheres, e fortalecerem suas qualidades masculinas, como força, frieza, competição, ego, eficiência e sucesso profissional. Criou se uma separação entre as qualidades das mulheres e aquelas que cabiam mais aos Homens. As mulheres eram carinhosas, afetivas, boas nas atividades do lar e nos cuidados com os filhos. Os Homens eram bons para trabalhar e abastecer o lar das necessidades básicas. Esta distinção durou por anos, criando lares com pais distantes e pouco afetivos com seus filhos e esposas.
Com as mudanças na sociedade moderna, a mulher começa a ganhar um espaço que antigamente era restrito aos homens e eles começam a se abrir para as atividades que eram basicamente femininas, entre elas o cuidado e a afetividade com seus filhos.

Confira o bati papo que tivemos com a psicóloga Marie Bize sobre o novo papel dos pais perante a sociedade.


No Programa Minha Escola  desse sábado dia 24/08/2013 você também, conhecerá os prejuízos que o estresse pode trazer, tanto para crianças como para os adultos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ORIGEM DO DIA DOS PAIS, FESTA DE COMEMORAÇÃO E INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE DAS ESCOLAS FADELITO, PORTAL DO MORUMBI


PROGRAMA MINHA ESCOLA 185

O dia dos pais está chegando e você precisa se apressar para comprar o presente do seu, mas antes de partir para o mundo consumista, que tal saber o por que disso tudo?
O primeiro registro de uma comemoração do gênero vem da Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde o jovem Elmesu moldou em argila um cartão,desejando sorte,saúde e longa vida ao seu pai.
No programa desse sábado dia 10/08, você conhecerá a origem do dia dos pais, e como foi a homenagem que as crianças fizeram para seus heróis.

Não perca também  a inauguração da mais nova unidade das escolas Fadelito,  Portal do Morumbi.


terça-feira, 6 de agosto de 2013

VISITA DO ESCRITOR INFANTIL SYLVIO LUIZ PANZA E CURSO DE FÉRIAS COM O TEMA "FÁBULAS DIVERTIDAS"


Programa Minha Ecola_184_

Chega ao fim mais um semestre e com ele se inicia a expectativa de férias muito divertidas. A turminha que aproveitou o mês de julho no Fadelito, participou de uma programação especial, com atividades diferentes que animou ainda mais a rotina da garotada.

O tema do curso de férias de 2013 foi: “As fábulas divertidas de Sylvio Luiz Panza.”

As crianças viajaram através das historinhas, em um mundo onde a forma criadora é a imaginação.

As historias infantis são fundamentais para o desenvolvimento da identidade dos pequenos, ajudam também a socialização em grupo, percepção do mundo, auxiliando na construção da identidade e desenvolvimento da autonomia da criança.


Nossa viagem pelo mundo das fábulas termina com a visita do nosso autor , em uma tarde exclusiva de autógrafos, cada aluno recebeu de presente da escola um kit com os livros da coleção " Fabulas Divertidas" e o CD interativo com as historias animadas e jogos com os personagens principais.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A AUTO ESTIMA INFANTIL E RAZÕES MAIS COMUNS PARA AS CRIANÇAS ABRIREM O BERREIRO EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO


 PROGRAMA 183 EXIBIDO EM 27/07/2013


Educar e formar uma criança são tarefas desafiadoras. Pais de primeira viagem ou casais que já passaram pela experiência de ter o primeiro filho, são diariamente testados. Não basta cuidar do básico, como alimentar, trocar fraldas, ensinar os primeiros passos e palavras. É necessário mais. Como por exemplo fazer com que os pequenos conquistem a auto estima.

Aparentemente a missão nem é tão cabulosa. Mas fazer com que criança seja confiante para assumir riscos, e desenvolva segurança para acreditar na própria capacidade, sabendo aceitar o fracasso, exige muito dos pais.

Neste programa falamos também sobre os mais variados motivos dos choros infantis.
A maioria das crianças que estão na primeira infância só conseguem expressar os sentimentos com lágrimas. Isso ocorre porque ela ainda não tem maturidade emocional.
Entenda as razões para os pequenos abrir o bico em cada fase. Mas não esqueça que a partir de um ano ela já sabe fazer manha, e é você quem vai dar o limite.